quinta-feira, 6 de junho de 2013

Clockwork Princess, de Cassandra Clare


Autora: Cassandra Clare
Páginas: 570
Editora: McElderry Books
ISBN: 9781416975908


Contem spoilers de Clockwork Prince e Clockwork Angel.

Como eu já disse na resenha de Clockwork Prince, As Peças Infernais é a minha série preferida sem a menor sombra de dúvida, pois nessa trilogia somos capazes de encontrar ação e suspense desde as primeiras páginas, além de nos depararmos quase imediatamente com o melhor e mais bonito triangulo amoroso existente na literatura estrangeira até hoje (minha opinião).

O mundo criado por Cassandra Clare é conhecido e ao mesmo tempo completamente novo para nós que estamos regularmente presente no mercado literário. É um mundo sombrio e colorido ao mesmo tempo; um mundo onde vampiros, lobisomens, fadas, gnomos etc. vivem na mesma cidade; Um que acabamos rindo sem nem perceber após uma piada sem graça de um feiticeiro metrossexual; que acabamos nos afeiçoando a um menino morrendo e até mesmo nos apaixonando por um menino "amaldiçoado".

Me lembro de alguma(s) vez(es) ter mencionado à vocês que num triangulo amoroso alguém tinha que morrer para que o final fosse diferente e justo, mas como isso poderia acontecer em CP2 quando a doença de Jem tornava seu fim um pouco previsível? Bom, o que tenho à dizer é que, surpreendentemente, Cassie Clare arrumou um ótimo jeito de dilacerar meu coração, mas depois reconstruí-lo inteiramente - mas não tão perfeitamente -, resumindo: ela fez o final de um jeito que fosse diferente e justo de uma forma que ainda não conhecia.
"You are the first dream, the only dream I ever was unable to stop myself from dreaming. You are the first dream of my soul, and from that dream I hope will come all other dreams, a lifetime's worth."
O abundante e trágico romance é bem notável, com várias declarações e muitas lágrimas derramadas,  mas ainda assim, sem desvalorizar os outros problemas criados por Mortmain, a autora conseguiu solucionar todos os "casos" sem deixar qualquer ponta solta, e aquele epílogo... Digamos que foi um tanto agridoce. Inicialmente eu fiquei meio... Mas depois eu o achei plausível considerando o ocorrido.

Espero que vocês gostem/tenham gostado da história tanto quanto eu. E a classificação é...:

Nenhum comentário:

Postar um comentário